Xinavane's Restaurant

Xinavane's Restaurant

terça-feira, 15 de setembro de 2009

IMPACTO DA AUTOEXCLUSAO DE NAMPULA DO MOCAMBOLA 2010



Consequencias Sociais, Económicas e Politicas da Descida do Ferroviário de Nampula do Mocambola




O Ferroviário de Nampula, esta a poucas Jornadas para descer da divisão principal para o campeonato provincial! Nesta reflexão pretendo trazer o que pode significar este desaire daquela que foi considerada como sendo a equipa mais principal da zona norte nos últimos 5 anos por ter ganho uma taça de Moçambique e um campeonato Nacional.
A provável descida do Ferroviário da capital do norte foi orquestrada a partir do meio da época de 2009, por uma simples razão: Informacoes ao nosso poder indicam que ate ao principio da época passada do mocambola, os principais jogadores ( que constituía a espinha) da equipa tinham um contrato ou pré - contrato com outras equipas. Esta situação fez com que a direcção do Ferroviario não conseguisse renovar com aqueles jogadores, exceptuando por exemplo ao Elidido ( capitão) e Nando.
Diante daquela situação, vimos ao principio da presente época, uma equipa quase na totalidade, constituída por Ex - jogadores do Futebol Clube de Lichinga, alias a proveniencia do técnico principal.
Decorridos 22 jornadas, o meu/nosso Ferroviário se encontra posicionado no 3o lugar de baixo para cima com 22 pontos, isto significa, em 22 jogos venceu 5, empatou 7, marcou 11 golos e sofreu 17, o que lhe da maiores possibilidades de descer de divisão, tendo em conta os jogos que faltam, embora tenha 2 jogos de vida ou morte em casa: Frente ao costa do sol e Liga Muçulmana, com ordem inversa.
O que Significara a provável descida desta equipa no Mocambola?
A descida do Ferroviário de Nampula, pode significar um colapso total da massa adepta do futebol na cidade de Nampula! Nos dias em que a equipa joga movimenta muita massa para o campo de 25 de Junho! Essa massa de populares não ha de ver onde passar os seus domingos, atirando - se para outras ocupa coes socialmente não úteis ( drogas, marginalidade, etc);
Um outro aspecto que se pode desenhar, esta relacionado com a queda do pib da província, uma vez que, a equipa movimentava a circulação de valores, através de estágios nos hotéis, compras feitas pelas equipas visitantes, árbitros, comissários, etc. Essas receitas, vão certamente cair!
Uma outra situação que se pode questionar, seria: O que as entidades governamentais fizeram para que a equipa se mantivesse no Mocambola? Não basta imputarmos as responsabilidades aos clubes, temos também, responsabilizar o governo provincial, porque esta em causa, uma província e não apenas um clube! Porque uma província? As duas equipas que estao no Mocambola, correm os mesmos riscos!
Os adeptos de Desporto/Futebol na província de Nampula, exigem uma explicação mais aplausível de quem de direitosdesta situação!
Bem haja, aquele que gostaria de ver o Ferroviário de Nampula ainda no Mocambola!

Nenhum comentário:

Postar um comentário