Xinavane's Restaurant

Xinavane's Restaurant

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Curriculo visto por Um Especialista

Setembro de 2009! Cadeira de Desenho Curricular.
A cadeira de Desenho Curricular no Curso de Mestrado em Educação/Formação de Formadores, vista de entre vários objectivos habilitar aos Mestrandos a capacidade de construção de um currículo, isto 'e, a transformação das experiências, vivências em conhecimentos científicos a serem tratados nas institui coes de Formação do homem( escolas, institui coes publicas ou privadas).
A mais valia desta cadeira e ser orientada por um especialista ( curriculista) de renome internacional: nada mais que o Professor José Augusto Pacheco, autor de muitos livros e com muitas reflexões internacionais sobre o currículo.
De entre os livros por ele publicado destaco aqui os seguintes: Politicas Curriculares ( 2002); Estudos Curriculares ( 2005); Currículo: Teoria e Praxis ( 2006); Componentes operacionais do desenvolvimento do currículo (org.) ( 1995); Organização curricular no sistema educativo português ( org.). ( 2008) , entre outros. Actualmente pertence ao grupo que esta a elaborar o currículo de ensino de Timor Leste.
Quando escrevi a minha tese em 2005 para a licenciatura usei as obra do Professor Pacheco para fazer a minha sustentacao teórica, nunca antes tinha pensado que um dia estaríamos a partilhar as nossas ideias sobre o currículo.
Constitui uma mais valia nesta longa experiência de aprendizagem que todos estamos passando!

Um comentário: