Xinavane's Restaurant

Xinavane's Restaurant

sábado, 12 de setembro de 2009

Educacao de Qualidade ou Qualidade na Educacao x Ensino de Qualidade ou Qualidade no Ensino

Nos últimos anos muito se tem questionado da qualidade do nosso sistema educativo!!
Então o que realmente as pessoas questionam e quais são as bases desses questionamentos?
Quando questionamento ( nos povo Moçambicano) da qualidade da educação nos socorremos dos seguintes elementos:
  • As crianças que concluem o ensino básico ( 7a classe) não sabem ler e nem sabem escrever, em outras palavras não estão alfabetizadas.

Este tem sido a grande medida que temos quando questionamos da qualidade da nossa educação! A partir deste pressuposto, estaríamos diante de uma qualidade de educação ou de ensino? ou estaríamos a reclamar de uma educação de qualidade ou de um ensino de qualidade?

Parece - me que quando falamos de ensino nos referimos a uma serie organizadas de actividades didácticas que ajudam os alunos a compreenderem áreas especificas de conhecimento ( historia, geografia, etc.), enquanto falamos de educação, nos referimos alem do processo de ensino, constitui o processo de integração entre o ensino e a vida.

Assim do meu ponto de vista, estaríamos a questionar da Qualidade de Ensino e a reclamarmos um ensino de Qualidade.

Para termos qualidade de ensino no nosso sistema, teríamos que observar os seguintes itens:

  1. Docentes bem preparados;
  2. Infra - estruturas de ensino apedrejadas;
  3. Relação efectiva entre professor - aluno que permite conhece - los, acompanha - los adequadamente;
  4. Alunos motivados para aprender;
  5. Professores motivados para exercício da sua actividade docente.

Como se pode notar o ensino de qualidade e muito caro, não basta apenas expandirmos as escolas para locais que nunca antes teve uma escola, e necessário que sim criar condicoes mínimas para acompanhar essa expansão.

Temos hoje no nosso pais um ensino " problematico"! onde os professores pouco conhecem os planos de ensino e as directrizes que norteiam todo o processo de ensinagem. Basta para tal se olhar como nos interpretamos o sistema de promoção semi- automática, o currículo local e o uso das línguas nacionais no ensino, para exemplificar. Isto tudo revela que não estamos sintonizados, cada um vai fazendo o que lhe aparece na cabeça, em outras palavras, " vai enganando que esta a ensinar".

Temos um ensino em que prevalece muito a fala, onde os alunos estão interessados mais no diploma do que o aprender e fazem de tudo (" mesmo que seja para passar em cima de cadáver de alguém para passar") para aprovar, infraestruturas inadequadas, professores mal preparados, pouco material didáctico em alguns casos inexistente!

Com base nestas condicoes, reclamamos qualidade no Ensino!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário