Xinavane's Restaurant

Xinavane's Restaurant

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Eleicoes 2009

A Juventude e o Processo de Votação!

Em Moçambique a maior percentagem da População activa e constituída por jovens ( pessoas com idade não superior a 45 anos). Em termos eleitorais esta constitui a população activamente eleitoral.
Nos ultimo pleitos eleitorais, registos de um grande absentismo ( isto significa, os eleitores simplesmente não foram as urnas).
Quais seriam as causas? Será que as pessoas não estão interessadas em "sujar" o seu Indicador?
Vou apresentar aqui alguns elementos que acho que fazem com que as pessoas eleitoralmente activas, fundamentalmente jovens não se apresentem nos postos de votação:

1. No meu ponto de vista, a maior parte das pessoas recenseadas não tem noção do significado de votação, elas, pensam que o processo de votação simplesmente serve para para cumprir com o calendário eleitoral;
2. Um outro pressuposto que pode justificar o absentismo eleitoral, seria o pouco trabalho que os partidos políticos tem realizado antes e durante a campanha eleitoral na divulgação do seu manifesto eleitoral, cingindo apenas em acusacoes politicas.
3. Uma outra causa desse fenómeno, suponho que seja a falta de uma politica coerente de intervencao social em todas as esferas ou substratos etários fundamentalmente juvenil como: falta de uma definição clara da politica de emprego e de habitação para jovens que acabam de se graduar ou de contrair matrimonio.
4. Excesso de confiança de que o meu partido vai ganhar!
Estes todos elementos e outros juntos, faz com que a maioria dos jovens deixam de ir votar em detrimento de uma simples praia!
No dia 28 de Outubro de 2009, somo mais uma vez chamados para escolhermos os representantes, através do nosso voto. Como se sabe, se não fazer alguém vai fazer por ti e depois não venha reclamar!
Ate Breve!!!!

Um comentário: