A presente comunicação tem por objectivo reflectir sobre o currículo local na
disciplina de ofícios nas escolas do distrito de Muecate. Para a produção desta
comunicação recorreu-se à pesquisa empírica. O Sistema Nacional de Educação
define como sendo os seus princípios pedagógicos a ligação do estudo e a
prática assim como a ligação estreita entre a escola e a comunidade. Foi nessa
perspectiva que no currículo do ensino básico introduzido em 2004, uma das suas
inovações foi a introdução da disciplina de ofícios e com ele a introdução da
abordagem do currículo local, com intuito de torná-lo relevante de modo a
facilitar a integração do aluno na comunidade e a valorização dos conhecimentos
locais que não estejam integrados no currículo nacional. O trabalho do campo
baseado na técnica de entrevista do grupo focal e inquérito abrangeu 57
pessoas, sendo 10 professores que leccionam a disciplina de Ofícios na 6ª e 7ªclasses
e 47 alunos da 7ª classe. Dos dados obtidos concluiu-se que os professores da
disciplina de Ofícios não mobilizam os conhecimentos locais para suprir as suas
dificuldades durante a sua actividade, tendo em conta que, a disciplina de
Ofícios é uma disciplina meramente prática que para a sua operacionalização
depende muito do material local.
Palavras-chave: Currículo local; Currículo do
Ensino Básico; Ofícios
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