O objecto deste trabalho são as práticas de
desenvolvimento curriculares nas escolas do
distrito de Muecate e sua relação com desenvolvimento de competências
dos alunos do 3º ciclo do Ensino Básico na disciplina de Oficios. Constituiu
objectivo desta pesquisa, analisar as práticas curriculares dos professores da
disciplina de Ofícios que podem influenciar na formação de competências dos
alunos do 3º ciclo do Ensino Básico no distrito de Muecate. A razão pela qual
se optou por esta pesquisa foi por ter constatado que embora o Currículo do
Ensino Básico tenha sido introduzido há mais de 5 anos, pouco se tinha feito
para a sua melhor implementação, isto é, nos curricula de formação de
professores até em 2003 pouco se falava dos conteúdos de Ofícios. A pesquisa é
de enfoque qualitativa combinada da análise fenomenológica e, quanto aos
objectivos, optou-se por uma pesquisa descritiva. O trabalho do campo baseado
na técnica de entrevista do grupo focal e inquérito abrangeu 57 pessoas, sendo
10 professores que leccionam a disciplina de Ofícios na 6ª e 7ª classe e 47
alunos da 7ª classe. Os resultados da pesquisa mostram que os professores que
leccionam a disciplina de Ofícios não tiveram nenhuma formação específica o
que, de certo modo, justifica a forma de actuação didáctica e pedagógica, este
facto é acrescido pelo facto de existir uma arbitrariedade na atribuição dos
horários aos professores. As aulas teóricas são as que mais predominam, e as
escolas não possuem oficinas para as actividades práticas, isto agrava-se na
medida em que as escolas têm dificuldades de negociar com os mestres da
comunidade de modo a usarem as oficinas que têm. Todas estas acepções,
conclui-se que, as práticas curriculares que os professores usam na leccionação
da disciplina de Ofícios no Ensino Básico nas escolas do distrito de Muecate
não possibilitam a formação de competências (usar os conhecimentos aprendidos
na resolução de problemas) nos alunos que terminam o 3º ciclo do Ensino Básico.
É assim, que se sugeriu que se façam capacitações aos professores assim como as
escolas promovam negociações com os mestres da comunidade para que os
professores usem as oficinas que aqueles possuem.
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