Xinavane's Restaurant

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terça-feira, 22 de abril de 2014

Disciplina de Ofícios no Ensino Básico: ensino e desenvolvimento de competências – reflectindo sobre uma prática de desenvolvimento curricular nas Escolas do Distrito de Muecate – Província de Nampula


O objecto deste trabalho são as práticas de desenvolvimento curriculares nas escolas do  distrito de Muecate e sua relação com desenvolvimento de competências dos alunos do 3º ciclo do Ensino Básico na disciplina de Oficios. Constituiu objectivo desta pesquisa, analisar as práticas curriculares dos professores da disciplina de Ofícios que podem influenciar na formação de competências dos alunos do 3º ciclo do Ensino Básico no distrito de Muecate. A razão pela qual se optou por esta pesquisa foi por ter constatado que embora o Currículo do Ensino Básico tenha sido introduzido há mais de 5 anos, pouco se tinha feito para a sua melhor implementação, isto é, nos curricula de formação de professores até em 2003 pouco se falava dos conteúdos de Ofícios. A pesquisa é de enfoque qualitativa combinada da análise fenomenológica e, quanto aos objectivos, optou-se por uma pesquisa descritiva. O trabalho do campo baseado na técnica de entrevista do grupo focal e inquérito abrangeu 57 pessoas, sendo 10 professores que leccionam a disciplina de Ofícios na 6ª e 7ª classe e 47 alunos da 7ª classe. Os resultados da pesquisa mostram que os professores que leccionam a disciplina de Ofícios não tiveram nenhuma formação específica o que, de certo modo, justifica a forma de actuação didáctica e pedagógica, este facto é acrescido pelo facto de existir uma arbitrariedade na atribuição dos horários aos professores. As aulas teóricas são as que mais predominam, e as escolas não possuem oficinas para as actividades práticas, isto agrava-se na medida em que as escolas têm dificuldades de negociar com os mestres da comunidade de modo a usarem as oficinas que têm. Todas estas acepções, conclui-se que, as práticas curriculares que os professores usam na leccionação da disciplina de Ofícios no Ensino Básico nas escolas do distrito de Muecate não possibilitam a formação de competências (usar os conhecimentos aprendidos na resolução de problemas) nos alunos que terminam o 3º ciclo do Ensino Básico. É assim, que se sugeriu que se façam capacitações aos professores assim como as escolas promovam negociações com os mestres da comunidade para que os professores usem as oficinas que aqueles possuem.

 
Palavras-Chave: Currículo; Ensino Básico; Desenvolvimento Curricular; Competência; Zonas de Influência Pedagógica.

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