Xinavane's Restaurant

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terça-feira, 22 de abril de 2014

Análise dos múltiplos contextos de educação moçambicana e o seu sistema avaliativo



O sucesso de qualquer actividade, desde que seja planificada precisa de uma avaliação, de modo a determinar, até que ponto os objectivos definidos foram ou não alcançados. Foi na base desse espirito que se fez esta reflexão na base de algumas consultas bibliográficas e da experiência cotidiana.
Se nós tomassemos a avaliação como um instrumento de tomada de juizo de valor, ou como um instrumento para obter resultados e decidir sobre o percurso a seguir, muitas das reclamações que hoje temos ouvido não existiriam. A maneira como os profissionais de ensino fazem a avaliação é como eles foram avaliados, servindo dessa forma a avaliação como arma fundamental do trabalho do professor por um lado, e da reprodução das formas de avaliação por eles realizado por outro lado.
Por essas e outras razões, o aluno/estudante/formando fica constrangido quando ouve que no dia  x terá uma avaliação.
 
Os resultados que hoje se obtem nas nossas instituiçoes de ensino, não são resultados reais, alguns deles são “ encomendados, fabricados”, por um lado com o professor por outro pela própria sociedade que o pressiona.
Nesta reflexão tentou – se trazer a lume algumas tendências históricas de sistemas educativos moçambicanos e as suas facetas avaliativas. A ideia deste trabalho é analisar ( embora não existir muita bibliografia sobre a matéria) como cada período educativo era concebida a avaliaçao. É dessa forma que se dividiu em 4 períodos aqui designados por contextos pedagógicos: o tradicional com maior incidência nos ritos de iniciaçao que constitui uma autentica escola, o colonial caracterizado por um sistema avaliativo meramente exclusivo, o pós independencia caracterizado por um facilitismo aos “militantes”, o moderno caracterizado na maior parte dos casos por troca de favores.
Como se pode depreender nesta reflexão tentou – se estrapolar algumas vivências que em algumas das vezes não se tem uma consistência bibliográfica.

 

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