Xinavane's Restaurant

Xinavane's Restaurant

domingo, 14 de outubro de 2012

MOÇAMBIQUE FORA DO CAN - 2013

Era um sonho de todos os Moçambique que a sua selecção de futebol estaria mais uma vez na fina flor do futebol Africano, no Campeonato Africano das Nações ( CAN) 2013 a se realizar na vizinha África do Sul, até os motivos de tal sonho não faltaram, ora vejamos:

1) No jogo da primeira mão, a selecção de todos nós ganhou a sua congénere de Marrocos por 2:0 no estádio da Machava com golos de Jerry e Domingues, o que logo de imediato alimentava-se boas perspectivas para o jogo da segunda mão em Marrocos.

2) Foram criadas todas as condições logísticas, razão pela qual tiveram um estágio pré-competitivo em terras lusas, de modo a dar um outro ar a selecção e a sua equipa técnica.

Todos estes pormenores, favoreciam a nossa selecção condições para passar para a fase final do CAN. Então o que terá falhado?

Eu acho que para alem dos aspectos táctico/técnicos, há uma necessidade de repensarmos o nosso futebol, se não vejamos:

a) Como é que estamos organizados estruturalmente ao nível interno? Será que temos dirigentes que pensam no futebol, desde a FMF até os clubes que militam nos campeonatos menos cotados como os recreativos?

b) O que fazemos para as camadas de formação? Ou apenas nos preocupamos com as equipas seniores, e de onde vem os jogadores das equipas seniores? Ouvi em entrevista ao RM Desporto o presidente do VFC que tem um projecto ambicioso de formação, porque outros clubes não seguem essa ideia (copiarem), se não são capazes de pensarem sozinhos.

c) Que infra-estruturas temos para a prática de futebol? Quantos campos relvados têm no nosso país em condições de se realizar futebol de alta competição?

d) Quem são os treinadores ou quem é o treinador principal da nossa selecção?

Estes e outros factores ditaram o nosso afastamento da fina flor do futebol Africano, se calhar melhor, porque um outro resultado só estaria a nos enganar. É só verem que em termos de orçamento entre a FMF e a Federação Marroquina de Futebol a diferença é de dia para noite. A nossa Federação tem um orçamento de um milhão de dólares e a sua congénere de Marrocos tem um orçamento de 40 milhões, é isso mesmo!

VAMOS REFLECTIR O NOSSO FUTEBOL E NÃO CHORAR PELAS DERROTAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário