Xinavane's Restaurant

Xinavane's Restaurant

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

MAMBAS NO CAN ANGOLA 2010! DESCALABRO OU UMA PRESTAÇÃO NORMAL!

Selecção nacional de Futebol “ Os Mambas”, participou em Angola, no Campeonato Africano de Nações, juntamente com 16 equipas mais cotadas do continente Africano. A nossa selecção esteve num grupo que para além do Kénia ( a considerada até então a mais fraca), o colosso Nigéria e o Egipto. Tendo em conta a prestação de Moçambique durante a campanha de qualificação, muitos de nós emocionalmente esperávamos que a nossa selecção fosse alem da primeira fase de grupos! Afinal de contas, estávamos a sonhar, tndo em conta todo um processo futebolístico do nosso País e também tomando em consideração o historial dos países que juntamente com Moçambique estavam naquele grupo na província de Benquela.
Quando queremos cobrar resultados a uma selecção, temos que analisar os seguintes aspectos na minha opinião:
1. Infraestruturas desportivas que dispomos;
2. Historial técnico profissional dos constituintes (Dirigentes desportivos, equipa técnica, Jogadores, tempo de trabalho da equipa, campeonato nacional, formação de base, etc.);
3. Motivação /Incentivo material e psicológica;
4. Organizaçao para a competição;
5. Composição do grupo a que está enquadrado.
Estes e outros poderiam ser os critérios usados para exigirmos muito mais resultados a nossa selecção e não a uma simples sortedela que tivemos ao longo da campanha de qualificação, que para mim foi resultado do acaso, da mesma forma que tivemos a Lurdinha como produto do acaso.
Seria para mim resultado do outro mundo se a nossa selecção fosse além daquilo que fez em Benguela! Porque preparamos esta participação não como um processo, mas sim como uma coisa que caiu do céu. Em futebol moderno, tudo planifica – se para se ter os resultados a longo prazo e nós não fazemos isso, somos imediatista demais!
Éramos candidatos para organizar este CAN, mas depois de perdermos e bem para Angola, o que fizemos? Os campos que tinham sido projectados quantos começamos? Pelo que sei um e meio ( complexo de Pemba e estádio Nacional), e os outros?
Teremos que analisar também o que terá acontecido no seio do grupo que esteve lá!
Tema da Próxima Postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário