Xinavane's Restaurant

Xinavane's Restaurant

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

AVALIACAO EDUCACIONAL ( Curso de Psicologia Escolar)

EM DESENHO AINDA

Este espaço vai encontrar toda informacao relativa a cadeira como: O Plano Temático, o resumo das matérias tratadas em cada sessão assim como as actividades da cadeira de Avaliação educacional no curso de Psicologia Escolar 4 ano turmas A & B na UP Delegação de Nampula.

1. Ementa:
Presupostos Basicos da Avaliaçao Educacional; Paradigmas da avaliaçao Educacional; Planificação e realizaçao da Avaliaçao; Avaliação Institucional.

2. ESTRATÉGIAS E METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM

A disciplina de Avaliação Educacional leccionar-se-á com base numa metodologia participativa, em que no centro estarão os debates entre estudantes seguidos da síntese final pelo docente. Temas seleccionados serão apresentados em forma de conferências.Os estudantes também serão orientados para a observação, bem como para a realização de trabalhos práticos ilustrativos.
Esta disciplina será leccionada em sessões modulares em 2 meses ( Março e Maio ), devendo ao longo das sessoes serem usados meios audio visuais. Aos estudantes serão faculdados material bibliografico para todos os temas constantes neste programa.Algumas das orientaçoes desta disciplina deverão ser visualizadas no blog: www.adiassane.blogspot.com

3. A AVALIAÇÃO

A avaliação obedecerá ao Regulamento de Avaliação orientando-se para testes teóricos e práticos. Serao feitas 2 testes escritos e um trabalho individual que consistirá no desenvolvimento de um topico do programa a escolha do estudante. O estudante deverá indicar o tema a desenvolver até na segunda semana de aulas. Este trabalho será entregue no dia 17 de Maio de 2010. Fóra destes 3 testes ( 2 escritos e 1pratico) nao haverá espaço para outra avaliaçao.
A media final será a media artimetica dos testes realizados.

4. BIBLIOGRAFIA

ABRAMOWICZ, Mere. Avaliando a avaliação da aprendizagem: um novo olhar. S. Paulo, Lúmen, 1996
AFONSO, Almerindo Janela. Avaliação educacional - regulação e emancipação: para uma sociologia das políticas avaliativas contemporâneas. 3. ed. S. Paulo, Cortez Editora, 2005.
ALMEIDA, Fernando José (org.). Avaliação educacional em debate: experiências no Brasil e na França. S. Paulo: Cortez Editora; EDUC PUC-SP, 2005.
ALVES, Maria Palmira Carlos. Currículo e avaliação: uma perspectiva integrada. Porto, Porto Editora, 2004.
BALZAN, Newton César e SOBRINHO, José Dias (org.). Avaliação institucional: teoria e experiências. 2. ed. S. Paulo, Cortez Editora, 2000.
BARLOW, Michel. Avaliação escolar: mitos e realidades. Trad. de Fátima Murad. Porto Alegre, Artmed, 2006.
BONNIOL, Jean-Jacques e VIAL, Michel. Modelos de avaliação: textos fundamentais. Trad. de Cláudia Schilling. Porto Alegre, Artmed, 2001.
CAPPELLETTI, Isabel (org.). Avaliação educacional: fundamentos e práticas. S. Paulo, Editora Articulação Universidade/Escola, 1999.
CARDINET, Jean. Avaliar é medir? Trad. de José Eufrásio. Rio Tinto, Asa, 1993.
COUVANEIRO, Conceição Serrenho e REIS, Maria Augusta das Dores. Avaliar, reflectir, melhorar. Lisboa, Instituto Piaget, 2007.
DE LANDSHEERE, Gilbert. Avaliação contínua e exames: noções de docimologia. Coimbra, Livraria Almedina, 1979
DEMO, Pedro. Avaliação qualitativa. 6. ed. Campinas, Autores Associados, 1999.
DIAS SOBRINHO, José. Avaliação: políticas educacionais e reformas da educação superior. S. Paulo, Cortez Editora, 2003.
DUARTE, Stela. Avaliação da aprendizagem em Geografia: desvendando a produção do fracasso escolar. Maputo, Imprensa Universitária, 2007.
ESTEBAN, Maria Teresa (org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro, DP&A, 1999.
_____. Escola, currículo e avaliação. 2. ed. S. Paulo, Cortez Editora, 2005.
ESTRELA, Albano e NÓVOA, António (orgs.). Avaliação em educação: novas perspectivas. Porto, Porto Editora, 1999.
ESTRELA, Albano e RODRIGUES, Pedro (coord.). Para uma fundamentação da avaliação em educação. Lisboa, Edições Colibri, 1994.
FERNANDES, Domingos. Avaliação das aprendizagens: desafios às teorias, práticas e políticas. Lisboa, Texto Editores, 2005.
FERNANDES, Maria Estrela Araújo. Avaliação institucional da escola: base teórica e construção do projecto. 2. ed. Fortaleza, Edições Demócrito Rocha, 2002.
HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. Trad. de Patrícia Ramos. Porto Alegre, Artmed, 2001.
HAYDT, Regina. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. 5. ed. S. Paulo, Editora Ática, 1995.
HOFFMANN, Jussara. Pontos e contrapontos: do pensar ao agir em educação. 2. ed. Porto Alegre, Editora Mediação, 1999.
_____. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre, Editora Mediação, 2001.
MÉNDEZ, J.M. Álvarez. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Trad. de Paulo Pais. Porto, Edições Asa, 2002.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação- da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Trad. de Patrícia Ramos. Porto Alegre, Artmed, 1999.
RIBEIRO, Lucie Carrilho. Avaliação da aprendizagem. 4. ed. Lisboa, Texto Editora, 1993.
RIOS, Terezinha. A dimensão ética da avaliação. Pró-posições. Campinas, Faculdade de Educação da Unicamp, v. 10, nº 2, Maio, 2000 (pp. 94-101).
_____. O que será da avaliação sem a ética? Cadernos Cenpec. S. Paulo, Cenpec, nº 3, I trimestre, 2007 (pp. 45-52).
SAUL, Ana Maria. Avaliação emancipatória: desafio à teoria e à prática de avaliação e reformulação do currículo. 4. ed. S. Paulo, Cortez Editora, 1999.
SOUSA, Clarilza Prado de (org.). Avaliação do rendimento escolar. 6. ed. Campinas, Papirus, 1997.
VALADARES, Jorge e GRAÇA, Margarida. Avaliando… para melhorar a aprendizagem. Lisboa, Plátano Editora, 1998.
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas (org.). Avaliação: políticas e práticas. 3. ed. Campinas, Papirus, 2002.

Um comentário:

  1. Oi Assane, gostei muito do seu blog e particularmente desta bibliog q vc disponibilizou. Gracias. Boa sorte no seu curso. abs, Mônica.

    ResponderExcluir