Xinavane's Restaurant

Xinavane's Restaurant

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Mocambola 2009

FERROVIÁRIO DE NAMPULA A 3 PONTOS DA MANUTENÇÃO!!
O Ferroviário de Nampula, venceu no passado domingo o costa do sol por 1 - 0. Este resultado coloca cada vez mais os adeptos do Ferroviário a pele e ferver de nervos uma vez que esta a uma Victoria para esta equipa garantir a sua manutenção na fina flor do futebol moçambicano da época 2010. Essa pretencao poderá ser concretizada no dia 8 de Novembro no campo do Desportivo de Tete quando for a defrontar o Chingale de Tete naquela que será a ultima jornada do Mocambola 2009 e quica a ultima jornada para quem perder porque automaticamente desce de divisão para o provincial.
Mas para uma equipa como Ferroviário de nampula, que foi campeão nacional e vencedor da taça de Moçambique, será uma VERGONHA descer de divisão. Nampula não merece não ter um representante na fina flor do futebol nacional, não pela sua grandeza populacional como também pela historia que tem no futebol moçambicano.
Matematicamente existem 5 equipas que estão na eminencia de descer de divisão, isto e, que podem acompanhar o Ferroviário de nacala: Textafrica de Chimoio e Atlético Muçulmano da Matola ambos com 30 pontos e um trio com 28 pontos ( Ferroviário de nampula, Chingale de Tete e Futebol Clube de Lichinga). Duas destas equipas devem descer.
Para Ferroviário de Nampula garantir a Manutenção deve ganhar em Tete e esperar que FC lichinga perca ou empata. Isto e, nao pode perder em Tete nem empatar!!!
Esta situação nos aflige nos de Nampula, será necessário reflectir depois do dia 8 de Novembro. Nesse dia voltarei a postar para vos informar o que se sucedeu!
Ate la!!!!!!! A ver vamos!!!!!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Eleiçoes 2009 - Parte 2

Que verdade o Povo deve seguir!

Nos últimos dias, as noticias de todo pais giram em volta da CNE - CC e os partidos políticos total ou parcialmente excluídos da corrida eleitoral de 28 de Outubro de 2009!
Quando a CNE divulgou as listas dos partidos admitidos a concorrerem, começaram logo o sururu dos lideres ou mandatários dos partidos politicos acusando a CNE de crer matar a pequena democracia de Moçambique! Com provas de que estavam a ser injusticados, os partidos políticos iam redobrando esforços de modo a nos convencer que eles estavam certos e não a CNE. Foi dessa forma que remeteram a CC as suas reclamacoes como a ultima instância para dirimir conflitos eleitorais. Durante este período muitos foram os apoiantes dos partidos políticos em detrimento da CNE, acusando aquela de que estava a violar a lei, estava a matar a democracia, porque esta tem em vista "incluir e não excluir".
Na noite do dia 28 de Setembro de 2009, o CC exara o acordao dando razão a CNE e apelando mais que tinha violado a lei ao aceitar a recepção de algumas candidaturas que não reuniam condicoes para tal.
Perante esta situação, muitas são as vozes que correm em muitas paginas de jornais, espaços televisivos e radiofónicos, habilitando a CNE como " Batoteira" e " mafiosa" e apadrinhada pelo CC, ate em alguns casos considerando Mocambique pais de bananas!.
  • Se bem que os partidos políticos falharam e pela forca da lei foram excluídos, que culpa tem a CNE por facto de eles serem desorganizados;
  • O que os partidos queriam ao remeter um recurso a CC mesmo sabendo que os seus documentos não estavam devidamente organizados?

Em todo esta confusão eu acho que os partidos políticos entraram no campo politico sem conhecerem as regras básicas do jogo, isto e, não dominavam as leis ou regras do jogo, razão pela hipoteticamente foram apanhados na curva pela CNE!

Caros, compatriotas moçambicanos, apelemos a população a ir as urnas no dia 28 de Outubro de 2009 e ai o povo vai julgar os que realmente são mafiosos!

Ate ja!!!!